Subscribe:

Ads 468x60px

.

A Secretaria Municipal de Educação mobiliza a comunidade palmarina para a realização da Conferência Municipal de Educação

A Secretaria Municipal de Educação de União dos Palmares realizará dia 18 e 19 de julho a Conferência Municipal de Educação reunindo amplos segmentos, setores e profissionais da comunidade palmarina interessados em refletir e contribuir na construção de políticas de Estado para a educação.
A Conferência Municipal é uma das etapas preparatória para a II Conferência Nacional de Educação-CONAE a ser realizada em fevereiro de 2014, em Brasília – DF, e terá como tema central O Plano Nacional de Educação-PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.
O encontro ocorrerá na Escola Municipal Dr. Mário Gomes de Barros e as discussões serão realizadas em torno de vários eixos a serem sintetizadas em emendas que irão compor os relatórios dos fóruns estaduais de educação visando a elaboração do documento-base para a elaboração da Política Nacional de Educação.
A participação popular democrática é indispensável a reformulação do Plano Nacional de Educação coerente com os anseios e necessidades da população tendo como referência a garantia da educação como bem público e direito com qualidade social para todos/as.

A MEMÓRIA É REVERENCIADA E CONVIDADA A SENTAR À MESA



A memória será matéria-prima de agradáveis bate-papos, uma vez que, historicamente é usada por povos na construção e fortalecimento de suas próprias identidades. Ela é ao mesmo tempo, concreta e intangível,  atravessando séculos e se alimentando do patrimônio material e imaterial.
O Secretário Municipal de Educação Ricardo Leão Praxedes comprometido com a preservação e valorização das memórias que revelam a história e identidade palmarina, incentiva ações de pesquisa e registro da história local por intermédio do Núcleo de Identidade Etnicorracial que realizará o evento CHÁ COM MEMÓRIA privilegiando relatos de histórias envolvendo a identidade cultural do município e que serão compartilhadas com a comunidade escolar visando o pleno acesso aos bens culturais pautados no princípio da educação emancipatória.
Os encontros ocorrerão mensalmente abordando temáticas diversificadas relacionadas as áreas social, cultural, política, econômica e patrimonial palmarina por meio de “bate-papos” que valorizam a história de vida. O primeiro encontro acontecerá dia 17 de julho de 2013 no auditório da Secretaria Municipal de Educação com a temática: A FESTA DA PADROEIRA e sua importância para o município.
A importância dos encontros centraliza-se na interação entre a comunidade palmarina, a produção literária e pesquisas sobre a cultura e identidade local revelada em discussões e exposições, importantes para a produção do conhecimento e difusão de valores necessários à emancipação humana.