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O Núcleo de Identidade Étnico-Racial


O Núcleo de Identidade Étnico-Racial - NIER, foi criado em janeiro de 2007. Foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de União dos Palmares. Na ocasião era coordenado por mim e formado por mais 04 pessoas, entre profissionais de educação e integrantes do movimento social e cultural local. O objetivo inicial era desenvolver atividades pedagógicas complementares visando a reformulação de conceitos e valores sobre nossa identidade, além da valorização das manisfestações artístico-culturais pertinentes a identidade étnico-racial da comunidade palmarina. Durante os anos de 2007 e 2008, período em que coordenei o NIER, as ações estiveram pautadas na Lei Federal 10639/03 que dispõe sobre a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" no currículo oficial da rede de ensino, bem como, na Lei Municipal 994/03 que preconiza a inclusão no currículo escolar da rede municipal de ensino, conteúdos relativos ao estudo da história do município e da raça negra, na sua formação sócio-político e cultural. Ao longo dos dois anos o NIER desenvolveu diversas ações envolvendo a comunidade escolar urbana e rural, que foram:

  1. Coordenação da Disciplina Cultura Palmarina;

  2. Formação pedagógica envolvendo as escolas da rede;

  3. Cinema na Escola;

  4. Visita à Serra da Barriga;

  5. Exposição fotográfica - União dos Palmares: imagens de uma história;

  6. Implantação de diversas manifestações da cultura popular nas escolas: capoeira, guerreiro, coco-de-roda, dança de rua;

  7. Coordenação do Espaço Cultural Acotirene - ESCA;

  8. Implementação de atividades complementares educativas: balé, teatro, hiep tai chi;

  9. Passeio turístico em União dos Palmares - Revisitando a história local;

  10. Palestras e apresentações artístico-culturais em diversas instituições de ensino;

  11. 1ª escola da rede municipal grafitada.
Abrangência das Atividades Complementares Educativas desenvolvidas pelo NIER até junho de 2008, período em que o coordenei:

  • 20 escolas da zona urbana e rural;

  • 01 Associação de MOradores na comunidade Cavaco;

  • 814 alunos da rede municipal atendidos regularmente;

  • 37 profissionais atuando diretamente nas ações do NIER.
Sem dúvidas, no período acima mencionado, o Projeto do NIER consolidou uma ideologia que esteve pautada na democratização do acesso ao conhecimento e a memória, responsáveis pelo reconhecimento de uma identidade.


1 comentário:

  1. Eu não conhecia o blog da Márcia Suzana. Li algumas matérias. Ela é sempre muito cuidadosa no que fala e escreve e o faz com conhecimento. Uma grande profissional. Parabéns.

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