Subscribe:

Ads 468x60px

.

Salve o 15 de Outubro!


Memórias de uma Professora

Nos últimos dias recebi várias mensagens, gifs e Power points destacando a nobre missão do educador e sua importância para a evolução da humanidade, pura poesia. Ontem, dia 14 assisti a transmissão de uma sessão solene realizada pela câmara dos deputados, uma homenagem com o clipe “ao mestre com carinho” e a enquanto me dirigia para a faculdade para a nobre tarefa diária de lecionar, refletia sobre a minha importância como educadora, e lembrava-me daquelas que contribuíram para o fortalecimento da paixão que tenho pela educação, inclusive minha mãe, aposentada na atividade de lecionar, mas não de educar, porque essa ação exercida por dias, semanas, meses e anos a fio fica impregnada na alma.
Lamentavelmente, essa profissão como outras se tornou uma ação que põe a vida do educador em risco, não bastando a desvalorização financeira, as limitações de espaço, equipamentos e recursos pedagógicos, travamos uma luta para com a violência praticada pelos nossos alunos.
Ao chegar à faculdade encontrei um colega que revelou que estava travando uma luta contra o sono, há dias que mal dormia para trabalhar corrigindo trabalhos, e conversamos sobre o merecido descanso oportunizado pelo dia do professor, ah! o esperado dia do professor, e ele me respondeu que nada, pois estaria a serviço de outro chefe, porque são tantas escolas e empregos, tantos chefes que vivemos num regime de tribo, e o pior é que nos dias atuais são várias tribos. Rimos diante da comédia, lamentamos a desvalorização e cada um seguiu para a sua sala de aula, o espaço privilegiado de formação e transformação porque ousamos continuar acreditando no ser humano. Somos bons e podemos ser melhores.

Sem comentários:

Enviar um comentário