Subscribe:

Ads 468x60px

.

Cultura


            A palavra cultura vem ganhando destaque nos discursos oficiais e populares, e não é muito difícil evidenciarmos alguns equívocos sobre o que se fala de cultura, que já esteve associada a grau de instrução.
Embora existam várias abordagem teóricas sobre cultura, a explicação mais fácil de ser entendida é imaginarmos que todo indivíduo para sobreviver e se relacionar com o meio cria e desenvolve estratégias que facilitam a comunicação e o seu relacionamento com tudo que o cerca. Assim, cultura é a expressão do pensamento humano, a forma como ele identifica e age frente ao mundo.
A cultura é a fortificação de um povo à medida que aglomera, une e identifica um determinado grupo, por isso, se diz que a cultura é a alma de um povo, e que povo sem cultura é povo sem identidade.
Vários são os relatos históricos de povos conquistadores que utilizavam essa premissa para subjugar outros povos. A exemplo disso podemos citar os romanos, que habilmente usavam esse conhecimento para dominar, pois tentavam destruir a cultura dos vencidos na batalha, por meio da destruição dos monumentos, proibição do uso da língua materna exigindo o uso do latim, idioma dos dominadores, sem falar que roubavam os deuses dos povos dominados. A usurpação dos deuses de outros povos era porque entendiam que diante da angústia e do desespero, os indivíduos buscariam a libertação do sofrimento na religião, sabendo-se que se a cultura é a alma de um povo, a religião é a alma da cultura.
Assim, vários povos perderam sua identidade e assimilaram as experiências e verdades de outros povos, e lamentavelmente alguns deles deixaram de existir e os conhecemos apenas através de pesquisas e registros em alguns livros.
Você certamente já leu sobre eles em algum livro de história.

Sem comentários:

Enviar um comentário