Subscribe:

Ads 468x60px

.

12 de outubro – Um bom dia para refletir sobre a infância

Imagem retirada da internet
Aproximam-se as comemorações referentes ao dia 12 de outubro, dia da Padroeira oficial do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, dia do descobrimento da América, mais uma falácia histórica, e dia das crianças.
A partir desse texto vou dividir com vocês algumas reflexões sobre o respeito à criança, significativo para um país que possui uma imensa população de crianças com diferentes origens, situações sociais, econômicas e culturais.
Lamentavelmente nossas cidades, especialmente as do interior, ainda são pensadas para os adultos, seguindo padrões e modelos de referência, o adulto sem deficiência, saudável, produtivo, e claro aquele que é consumista e atende satisfatoriamente ao modelo capitalista.
Mas onde estão as crianças em nossas cidades se praticamente não encontrarmos espaços públicos e até privados pensados elas e que possibilitem o exercício do direito de viver à infância.  Afinal, ser criança não garante ter infância, e além de política de atendimento a este público, são necessárias acima de tudo, as condições materiais.
Se o brincar é uma etapa fundamental para a construção da infância, onde estão os espaços de brincadeiras e lazer para as crianças? Nas praças cheias de concreto? Nos parques que não existem? Nos campos de futebol cercados, de propriedade privada ou com bilheterias? Nas escolas que não possuem sequer salas de aulas para atender a demanda? Talvez soltando pipa nas ruas cheias de fios elétricos ou talvez andando de bicicleta dividindo espaço com a intensa movimentação de carros e motos.
É um imenso desafio encontrarmos algum local que nos aponte o respeito para com a infância em nossas cidades tomadas pelos automóveis, pelo concreto e pelo capitalismo.



Sem comentários:

Enviar um comentário